sábado, 6 de abril de 2013

A AÇÃO PEDAGÓGICA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS



Ø Os bebês além de apresentar competências sensoriais e capacidades orgânicas, são também pessoas potentes no campo das relações sociais e da cognição.
Ø Um dos grandes compromissos dos adultos é o de oferecer acolhimento para esses novos integrantes da sociedade.
Ø Os profissionais que atuam com bebês devem considerar que os bebês aprendem observando, tocando, experimentando, narrando, perguntando, e construindo ações e sentidos sobre a natureza e a sociedade, recriando, deste modo, a cultura.
Ø Nesta faixa etária as interações entre as pessoas têm expressiva relevância para a construção das identidades pessoal e coletiva das crianças.
Ø Uma das especificidades da pedagogia realizada junto aos bebês é a da centralidade das brincadeiras e das relações sociais.
Ø A ação pedagógica na turma de bebês deve favorecer o encontro entre eles em diferentes espaços e momentos do dia.
Ø A interação escola e família é fundamental para o trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas.
Ø Os ambientes devem ser planejados de modo a incitar as crianças a explorar, a serem curiosas, a procurar os colegas e os brinquedos, isto é, permitir que sejam autônomas.
Ø Por ser a creche um local de vida coletiva, é interessante que se institua um lugar para colocar as coisas que vem de casa, como por exemplo, as fotos da criança e da família, os brinquedos e outros objetos que criam um “oásis” de singularidade na vida e no espaço coletivo.
Ø As manifestações culturais devem mediar a relação do (a) professor (a) com os bebês ou crianças pequenas. Nesse sentido, a música é um exemplo, a qual deve ser trazida por meio de:
- canções cantadas pelo (a) professor (a) ou mediante CDs;
- caixas com instrumentos musicais;
- propor que os bebês acompanhem a música com o balanço do corpo.

Ø É importante disponibilizar massas e tintas adequadas para fazer experiências plásticas, assim como: água, barro e gelo.
Ø Deve-se promover brincadeiras com blocos, jogos de descoberta, construções, encaixes, “faz de conta”, brincadeiras com bolas, arcos, almofadas para criar situações de desafios motor.
Ø Para o desenvolvimento da linguagem oral é interessante oportunizar muitas brincadeiras: onomatopéias, versos, trava-língua, entre outras.
Ø Para saber mais sobre a ação pedagógica com bebês clique aqui e conheça o texto que citamos no início dessa postagem.

Fonte: Revista Pátio, abril/julho 2010, ano VIII, Nº 23
           http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15860&Itemid=1096.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.